Lei n° 14.300: Marco Legal da GD é sancionado por Bolsonaro com dois vetos
Energia Solar: Sex, 07 de Janeiro de 2022, 13:20:00
PL 5829 foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (07) com vetos aos artigos de nº 11 e 28
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, com vetos, o PL 5.829 (Projeto de Lei n° 5.829) nesta quinta-feira (06). O documento foi publicado, na manhã desta sexta (07), no Diário Oficial da União, sendo registrado como Lei nº 14.300.
No final de dezembro, o Canal Solar informou, em primeira mão, que o Chefe do Executivo sancionaria o projeto nesta mesma data.
Acesse a Lei 14.300 na íntegra
O documento cria uma legislação própria para o setor de micro e minigeração distribuída no Brasil, atribuindo à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a responsabilidade de considerar atributos técnicos, ambientais e sociais no cálculo de compensação da energia.
Dúvidas sobre energia fotovoltaica? Entre em contato conosco.
Os dois vetos do Presidente:
- art. 11 § 3: Retirava usinas flutuantes da vedação da divisão de central geradora em unidades de menor porte para se enquadrar nos limites de potência para MMGD.
- art. 28: Enquadrava projetos de minigeracão distribuída como projetos de infraestrutura de geração de energia elétrica no âmbito do REIDI e outros programas.
Tassio Barboza, Secretário-Adjunto de Assuntos Técnicos do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), avalia que os impactos da decisão do artigo 11 não deverão ser grandes. “O veto às usinas flutuantes não é positivo para o setor, no entanto, seu impacto é pequeno, visto que essas usinas são desenvolvidas, em sua maioria, em projetos muito específicos, geralmente de pesquisa e desenvolvimento”, disse ele.
Já com relação ao artigo 28, o secretário acredita que a decisão deve trazer impactos negativos para o setor. “O INEL irá trabalhar pela derrubada do veto que enquadrava usinas de minigeracão distribuída como projetos de infraestrutura de geração de energia elétrica para, com isso, facilitar o acesso ao crédito aos investidores que também sonham em um país mais renovável”, ressaltou.
Por Henrique Hein, Canal Solar, publicada em 07/01/2022.
Leia Também:
- Conta de luz mais alta afeta 90% dos brasileiros, segundo pesquisa
- PL 5829 deverá ter sanção presidencial esta semana
- PL 5829 é aprovado no Senado com emendas e volta para Câmara
- Governo aprova MP que autoriza empréstimo para socorrer setor elétrico
- Primeira planta para produção de hidrogênio verde da Furnas é inaugurada em Goiás
- Mercedes-Benz anuncia o seu novo veículo elétrico, Maybach, movido a energia solar e com capacidade de mudar o atual cenário automotivo
- PL 5829 deve retornar à Câmara dos Deputados para nova votação, afirma Lafayette
- STF vota pela redução da taxa de ICMS sobre a conta de energia
- PL 5829 é incluído na pauta e poderá ser votado no Senado nesta semana
- Energia solar bate novo recorde e atinge marca de 12 GW no Brasil
- GD solar já supera em 2021 a potência instalada do ano inteiro de 2020
Foto: José Cruz, Agência Brasil.
COMENTAR
0 Comentário(s)