Nova van elétrica movida a energia solar, da Mercedes-Benz, tem até 3.800 km de autonomia
Tecnologia: Qui, 04 de Novembro de 2021, 15:00:00
A Mercedes-Benz acaba de revelar um conceito de van elétrica que traz diversas tecnologias sustentáveis, como um teto que capta energia solar capaz de gerar 3,8 mil km de autonomia e um filtro que purifica o ar enquanto o veículo circula nas ruas
A Mercedes Benz revelou recentemente um veículo que demonstra seus planos com as futuras vans elétricas de entrega. Se trata de uma van elétrica, que traz muitas novidades inéditas no setor, seja em conceitos ou em veículos de produção. O modelo, chamado de Sustaineer, chama atenção pelo painel de energia solar no teto, que conta com 4,8 m² e oferta uma autonomia de até 3 mil km.
Energia solar gera autonomia de 3.800 km à van elétrica
A Mercedes-Benz afirma que a placa de energia solar pode fornecer à van elétrica, uma autonomia de 3.800 km adicionais por ano em áreas com uma incidência solar maior, apesar de não dar um exemplo exato de uma região onde o número é aplicável. Outro grande destaque que está sendo divulgado com a van elétrica, são seus filtros de partículas embutidos que estão situados na grade do modelo, assim como em sua parte inferior.
O objetivo da Mercedes-Benz é limpar o ar ao redor da van elétrica que utiliza energia solar enquanto ela circula, principalmente as emissões causadas pelo próprio veículo, que apesar de ser totalmente elétrico, seus freios e pneus ainda poluem o ar e esta é a solução da marca para o problema.
A Mercedes-Benz afirma que o sistema da van que utiliza energia solar tem capacidade de limpar cerca de 50% das partículas de até 10 micrômetros que estão próximas do modelo. As portas da van elétrica também são inteligentes, e se chamam de porta speedy delivery e seu atrativo é que ela pode abrir sozinha quando alguma pessoa se aproxima e isso tem capacidade de economizar até 25 minutos em uma rota de entrega com 150 paradas.
Dúvidas sobre geração de energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco.
Van elétrica foi desenvolvida com produtos recicláveis
A van elétrica também conta com materiais renováveis e reciclados, sugerindo que a Mercedes-Benz planeja integrá-los em seus modelos comerciais do futuro. O revestimento inferior da van elétrica, por exemplo, é composto por polipropileno reciclado e fibras de pneus reciclados.
A área de carga na parte de trás e a divisória entre a parte da cabine na frente, é feita de palha que é tratada para torna-la impermeável. A marca alemã não planeja colocar um Sprinter elétrico como este apresentado em produção.
O conceito da van elétrica apenas mostra algumas sugestões que a marca deseja adicionar em seus futuros modelos, à medida em que prossegue com a sua participação de veículos elétricos ao redor do mundo.
Mercedes planeja desenvolver um ônibus elétrico no Brasil
Em agosto, foi anunciado que a montadora está fazendo investimentos em chassis para ônibus elétricos para que eles circulem em centros urbanos no país. Esse passo é fruto de um investimento no valor de R$ 100 milhões da marca, que compõem o ciclo de R$ 2,4 bilhões da empresa no país entre os anos de 2018 e 2022.
Os protótipos de ônibus elétricos estão sendo criados por colaboradores da unidade de São Bernardo do Campo, ao lado de engenheiros da Daimler, dona da marca na Alemanha, onde os protótipos deste tipo de modelo já estão sendo testados.
Por Valdemar Medeiros, Portal CPG, publicada em 03/11/2021.
Leia Também:
- Se proteja de aumentos na fatura de energia
- BNDES frustra planos do Governo de investir em térmicas a carvão
- Nova bandeira na conta de luz não supre os gastos, diz secretária do MME
- Geração de energia fotovoltaica é mais rentável em 2021
- Dois terços das empresas globais miram zerar emissões de carbono
- Senado aprova incentivo à energia solar por meio de financiamento imobiliário
- Preço do polissilício atinge maior patamar e preocupa setor solar
- O que acontece quando um reservatório opera no volume morto?
- Motorhome Stella Vita é o primeiro alimentado por energia solar
- A corrida de ouro da geração própria de energia. Esse é o melhor momento para fechar seu sistema fotovoltaico.
- Reservatórios já operam com menos de 5% da capacidade
Foto: Mercedes-Benz.
COMENTAR
0 Comentário(s)