Início Blog

Geração de energia fotovoltaica é mais rentável em 2021

Artigos e Tutoriais: Qua, 13 de Outubro de 2021, 14:00:00

 

Não deixe este investimento para o ano que vem. Segundo profissionais da área, a tendência é encarecer o valor do sistema fotovoltaico.

 

 

O melhor momento para começar a gerar sua própria energia é agora. O marco da Geração Distribuída já tem data marcada.

O cenário para 2022 é instável, você vai aguardar o preço do sistema subir antes de aproveitar esta oportunidade?

 

 

Aumento da Oferta e da Demanda

 

Desde a aprovação do marco da GD na câmera dos deputados, integradores já estão apontando um aumento considerável na procura por geradores de energia. Tanto de novos investidores interessados quanto o retorno de investidores que já tinham propostas em aberto.

"Aumento da demanda
por equipamentos
fotovoltaicos"
|

No cenário internacional, potências mundiais já anunciaram o aumento da demanda por equipamentos fotovoltaicos. Os Estados Unidos querem ampliar a geração solar do país dos atuais 4% para 40% até 2035. A demanda americana, de mais de 1.500 GW, compete com todo o planeta incluindo seu projeto no Brasil.

 

 

 

Custos de Importação

 

O custo da instalação de um sistema fotovoltaico de qualidade depende diretamente dos custos de importação do mesmo. Nos últimos meses, o valor do container subiu consideravelmente. Desde o período pré-pandemia, os preços subiram 2000%. Batendo o valor de US$16.000 em setembro de 2021.

 

 

A empresa de pesquisa Greendex, em seu relatório de importação, já apontou um aumento de 19,2% no preço FOB médio de módulos fotovoltaicos no periodo dez/2020 até Ago/2021. Segundo profissionais da área em contato com a SolarPro, o mercado deve se estabilizar com o passar dos anos.

Aguardar a normalização é possível, mas será muito tarde para você aproveitar a oportunidade de fechar seu sistema fotovoltaico na regra atual da GD, cujo payback é até 30% mais rápido que após a implementação da PL5829.

 

 

Cenário Político Interno e Externo

 

2022 é ano de eleição, e sabemos que independentemente de partido ou candidato será um ano instável para a economia. Neste período de incerteza política e diferentes cenários possíveis de contextos econômicos, a proximidade do período eleitoral fazem investidores e empresários segurarem suas decisões financeiras.

 

 

Para piorar a situação, alguns problemas começaram na outra ponta do continente americano. Os EUA passam pela maior inflação desde 1982 devido a medidas tomadas no período da pandemia. E junto com a desvalorização do dólar, acompanha historicamente a desvalorização do real.

 

 

Corrida do Ouro no setor fotovoltaico

 

"Gere sua
própria energia"
|

É impossível prever o futuro, mas investidores sabem que o cenário aponta para aumento do preço dos equipamentos. Não deixe para o ano que vem. O melhor momento é agora.

A SolarPro Engenharia atua a mais de 5 anos na área de gestão, integração e operação de sistemas fotovoltaicos, com foco na geração distribuída. Viabilizamos a aquisição completa do sistema de energia solar fotovoltaica e entregamos o projeto com a chave na mão.

Faça seu orçamento, comece a gerar sua própria energia

Banner noticia 02 modelo 01

COMENTAR

0 Comentário(s)