NASA instala painéis solares em espaçonave que estudará um dos primeiros asteroides
Curiosidades: Sex, 11 de Março de 2022, 08:56:00
Espaçonave está próxima de sua configuração final antes do lançamento ao espaço, que está planejado para acontecer em agosto
A NASA (National Aeronautics and Space Administration) concluiu mais uma etapa da missão Psyche, cujo objetivo é enviar uma espaçonave ao espaço para estudar um dos primeiros asteroides já descobertos: o 16 Psiquê.
Depois do teste em câmara à vácuo, concluído no mês passado, agora foi a vez da companhia instalar painéis solares na espaçonave – que fará uma viagem de cerca de 2,4 bilhões de quilômetros rumo ao asteroide Psyche, considerado extraordinariamente rico em metal.
Por esse motivo, matrizes solares gêmeas foram anexadas ao corpo da espaçonave, dobradas longitudinalmente, e depois restauradas. De acordo com a NASA, quando essas matrizes se desdobrarem totalmente em voo, a espaçonave terá o tamanho de uma quadra de tênis.
Dúvidas sobre energia fotovoltaica? Entre em contato conosco.Depois de uma trajetória de 3,5 anos, a nave chegará em 2026 ao asteroide Psyche. A partir disso, a espaçonave passará quase dois anos fazendo órbitas cada vez mais próximas do asteroide para conseguir estudá-lo. A expectativa é que a mesma seja lançada ao espaço em agosto deste ano.
Ao todo, as placas solares em forma de cruz têm cerca de 75 m², sendo as maiores já instaladas pela JPL (Jet Propulsion Laboratory) – empresa que já construiu milhares de naves espaciais ao longo das últimas décadas.
Descoberta pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis em 1852, a rocha espacial Psyche foi batizada em homenagem à deusa da alma, na mitologia grega, e é o maior asteroide do tipo M já descoberto.
Por Henrique Hein, Canal Solar, publicada em 08/03/2022.
Leia Também:
- Estudo aponta que painel solar é desejo de 75% dos brasileiros
- Energia solar instalada no Brasil já é equivalente à geração de Itaipu
- Piscina, que nada! Energia solar em casa é o desejo de mais de 70% dos brasileiros
- SolarEdge tem alta de 54% nas receitas no 4ª trimestre de 2021
- Solar e eólica ocupam 2ª posição na matriz energética brasileira
- Pesquisadores alemães fabricam células PERC a partir de silício 100% reciclado
- Energia solar é parte da solução para evitar novas crises hídricas, avalia ministro
- Primeira planta para produção de hidrogênio verde da Furnas é inaugurada em Goiás
- Brasil já produz quase uma Itaipu em energia solar
- Sul responde por 23% da geração de energia solar no país
- Sicredi emite Green Bond de US$ 100 mi para financiar projetos de energia renovável
Foto: Da Fonte/NASA
COMENTAR
0 Comentário(s)