Alagoas alcança 81% do uso de energia com recursos renováveis
Sustentabilidade: Seg, 19 de Outubro de 2020, 15:00:00
Percentual é quase o dobro do número nacional, que possui 41%.
Alagoas fechou o ano passado com a marca de 81% do uso energético por meio de recursos renováveis. Isso significa um avanço do desenvolvimento sustentável e eficiente, gerando mais postos de trabalho e investimentos para o setor no estado. O número foi divulgado no Balanço Energético de Alagoas (Beal) 2020- ano base 2019, publicado anualmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
Esse percentual é quase o dobro do número no Brasil, que possui 41% do uso energético por fontes limpas. Esse cálculo é feito levando em consideração os principais tópicos de energia primária: bagaço da cana, melaço da cana, caldo de cana, energia hidráulica, lenha, gás natural e petróleo.
A Superintendência de Energia e Mineração (Suem) da Sedetur, responsável por acompanhar o segmento, vê que esse número é fruto de trabalho conjunto entre o Governo de Alagoas, Equatorial Alagoas, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, Empreendedores, bem como do apoio institucional da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Algás, Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
“Nós caminhamos para estruturar, cada vez mais, uma política pública assertiva para o planejamento dos setores produtivos e de divulgação das potencialidades do Estado. O número consolidado no Beal, mostra que Alagoas avança efetivamente com boas práticas em prol de toda a sociedade com geração de mais trabalho e de investimentos”, declara Caio Uchôa, superintendente da Suem.
Dúvidas sobre energia fotovoltaica? Entre em contato conosco.
Energia Fotovoltaica
Alagoas tem ainda 2224 usinas fotovoltaicas de geração distribuída. Esse total engloba instalações diversas que possuem placas de energia solar, melhorando o consumo de energia do local, além de beneficiar 3793 unidades consumidoras. O somatório de potência instalada é de 28,5 MW.
Entre as vantagens estão a redução de custos, menor índice de poluição, taxas de carbono e baixa necessidade de manutenção que colaboram para os negócios de Alagoas. O estímulo desse uso faz parte do plano do Governo Estadual em expandir as fontes renováveis. Essas ações são articuladas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através da Superintendência de Energia e Mineração (SUEM). Desde 2016, projetos também são realizados para fomento de comunidades, associações e cooperativas.
Por Letícia Cardoso, Portal Agência Alagoas, publicada em 15/10/2020.
Leia Também:
- Itaipu recupera na amazônia sistema de energia solar que reduz uso de gerador a diesel
- Scania testa caminhão movido a energia solar
- Irrigação com energia solar vai revolucionar a Agricultura
- Fórum Mundial Amazônia+21 destacará uso de energia solar na região
- Energia para sua residência e seu Carro elétrico com o Inversor da SolarEdge
- Liberação de renda de consumidores de GD reinjetou mais R$ 4,7 bilhões na economia desde 2012, estima ABSOLAR
- Brasil ultrapassa marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede
- Participação das fontes renováveis na matriz energética global pode atingir 60% em 2050, aponta estudo da BP
- Google pretende operar totalmente com energia livre de carbono até 2030
- Autoestradas Europeias vão ganhar telhados fotovoltaicos
- Pesquisadores melhoram impressão de células de perovskita
Foto: Da fonte.
COMENTAR
0 Comentário(s)