Painéis solares fotovoltaicos de grafeno? Quais as vantagens?
Tecnologia: Qua, 27 de Maio de 2020, 15:15:00
Norte americana S2A vai começar a instalar os seus painéis solares de grafeno em condomínio ecológico de luxo!
A empresa patenteou os direitos do único painel solar de grafeno existente no mundo, que desenvolveu a partir da tecnologia PV Graph, que pertencia à europeia Freevolt.
Painéis Solares de Grafeno?
Nunca se pensou que este dia chegasse, mas agora é uma realidade. Pois esta tecnologia solar é inovadora, diferente de qualquer outra existente. É que o grafeno é praticamente indestrutível, o que elimina os problemas de degradação, humidade e eficiência da temperatura que os outros tipos de painéis solares enfrentam.
O relatório da Comissão de Energia Californiana sobre a Avaliação de Desempenho deste painel solar de grafeno destaca que a tecnologia produziu 311 W em condições de teste com uma potência de 300 W!
Vantagens dos Painéis solares de Grafeno
Os painéis existentes, os tradicionais, têm lacunas a nível da produção de energia, fiabilidade e efetividade destes debaixo do sol, devido às microfissuras que ficam aquando da produção dos painéis solares. Pois essas microfissuras ficam aquando da soldadura dos metais a temperaturas elevadas, o que tem um efeito negativo sobre os painéis solares.
Mas isso é passado, pois a tecnologia PV Graph, reduz por completo esse stress térmico, acabando assim as microfissuras resultantes desse método de produção, o que acaba assim por dar uma maior vida útil e maior eficiência ao painel solar.
Outro benefício da tecnologia PV Graph é permitir que os custos de produção também sejam reduzidos, pois é eliminada a necessidade de recorrer a metais como prata ou cobre!
A tecnologia PV Graph recorre ainda a uma tecnologia de células híbridas, ou seja, combina a tecnologia de revestimento fino, com tecnologia de silício cristalino, garantindo aos painéis solares mais 50% de eficiência, uma maior durabilidade, e uma menor propensão a danos. Mais, caso sofram algum dano, continuam a funcionar com uma perda de produtividade quase nula!
Dúvidas sobre energia fotovoltaica? Entre em contato conosco.
Os benefícios da tecnologia PV Graph
Teoricamente a tecnologia PV Graph é compatível com todas as células cristalinas standard conhecidas por todo o mundo, mas devido às suas caraterísticas revolucionárias de design, além de terem uma máxima eficiência, também o fazem com menores custos ambientais de produção, abrindo assim a porta a maiores poupanças nas etapas de produção!
Os painéis solares fotovoltaicos tradicionais são formados por um grupo de células de silício ligadas em série, igual às antigas luzes de Natal. Mas a perda de energia devido a danos, sejam microfissuras, em cada célula individual é replicado para todo o sistema.
De modo semelhante, ao amanhecer e ao anoitecer, algumas células que ficam na sombra (luz difusa) levam a perdas de energia que a tecnologia tradicional não consegue recuperar. E isso sem se ter em conta a perda diária média entre 3-5% da conversão de energia.
A PV Graph vem assim resolver grande parte destes problemas. Sendo que o seu design permite uma conversão de 1:1 kWp a kWh, ou seja, 100% da energia solar capturada pelo painel solar fotovoltaico é transformada em energia elétrica utilizável.
Quanto ao grafeno, este responde de igual forma à luz dispersa como à luz baixa. Mais, quando algumas células estão debaixo de sombra profunda, a sensibilidade do resto do painel solar não é afetada, o que já não acontece na tecnologia solar tradicional.
Processo de produção dos painéis solares de grafeno
O processo de produção deste tipo de painel solar é feito a baixa temperatura, o que significa que há menos danos nas diferentes etapas de produção e instalação. Não havendo soldadura por calor excessivo, significa que os materiais sofrem menos stress térmico e menos casos de microfissuras nas células de silício.
Este processo de produção leva assim a que estes painéis solares tenham uma vida útil alargada, e uma vez mais, permite poupar nos custos de produção (quando comparados com os atuais painéis solares).
A empresa S2A vai assim começar a instalar este tipo de painéis solares de grafeno em habitações da #GreenLuxHome, e irá contar com instalações de autoconsumo, apoiadas por baterias PowerWall da Tesla e assim conseguir que o condomínio seja auto-suficiente.
Por Pedro Reis, Portal Energias Renováveis, publicada em 23/05/2020.
Leia Também:
- Piauí é destaque no cenário nacional da produção de energia solar
- Energia solar reduz em 65% gastos na conta de luz de consumidor de baixa renda em meio à crise
- Covid-19 eleva custos, mas renováveis registram baixo número de casos de contaminados
- Imóvel com energia solar pode valorizar de 3% a 6%
- Geração eólica e solar crescem 17% e 41% em Abril, afirma CCEE
- Previsão de aumento de 20% na conta de luz torna energia solar mais atrativa, diz ABSOLAR
- Especialistas recomendam medidas de estímulo 'verdes' para retomada após pandemia
- Agronegócio aposta em energia solar para ganhar competitividade
Foto: Da fonte.
COMENTAR
2 Comentário(s)
Solarpro engenharia
Postado Qua, 15 de Setembro de 2021, 08:31:46