Leitura do Demonstrativo de UC Geradora da CELESC 2020
Artigos SolarPro: Qua, 29 de Abril de 2020, 15:00:00
Importante: Desde Abril de 2024, o demonstrativo apresentado não está mais disponível devido a atualização do sistema CELESC. Este tutorial agora é apenas uma referência ao sistema anterior. Para realização de Leitura da fatura de 2024, clique aqui.
Este tutorial tem como objetivo orientar como realizar a leitura do Demonstrativo da Unidade Consumidora de Geração Distribuída do sistema online da CELESC. O novo demonstrativo online implementado em 2020 substitui o antigo resumo de informaçãos que existia na fatura de energia em 2019 de uma forma mais completa, auxiliando quem precisa analisar o desempenho de seu sistema de geração de energia fotovoltaica.
Este tutorial é a segunda parte de nossa coleção de guias sobre o assunto. Não deixe de ler nosso tutorial de Leitura de Fatura de Energia da CELESC.
Antes de Começar:
Apesar de não ser obrigatório, é recomendado que você tenha em mãos uma fatura de energia atualizada para realizar a análise correta do demonstrativo. Caso queira cruzar informações com seu aplicativo de gerenciamento de energia, também recomendamos que se certifique-se que está comparando o período de medição correto.
Acessando Demonstrativo Online
Implemetando no primeiro semestre de 2020, a CELESC disponibilizou uma nova forma de acompanhar online as unidades geradoras de sistemas de geração distribuída. Neste consta informações como o saldo de créditos, consumo da propriedade, distribuição de créditos de unidades geradoras e beneficiárias, entre outras informações que complementam a fatura de energia.
Para acessar o sistema da CELESC:
- 1. Acesse o site https://www.celesc.com.br
- 2. Clique em Acesse seus dados.
- 3. No sistema, digita a Unidade Consumidora, tipo de documento (CPF ou CNPJ) e número do mesmo.
Sistema da CELESC. Visto em Abril de 2020. Aparência sujeita a alteração.
- 4. Caso já tenha cadastro, pedirá senha. Caso não tenha, siga as instruções da página para criar o novo cadastro.
- 5. Na aba da Esquerda, clique em Demonstrativo UC Geradora:
Clique no Link acima para continuar.
- 6. Na página que abrir, preencha o período da fatura que deseja emitir o demonstrativo e clique em Emitir Demonstrativo.
- Importante: O sistema pode demorar de 2 a 3 minutos para carregar o demonstrativo. Não feche a página durante este processo ou será necessário realiza-lo desde o começo.
Preencha as informações para emitir o demonstrativo. Este processo pode demorar alguns minutos.
A janela que abrir terá todas as informações da unidade consumidora. Assim como informações da unidade geradora (que produz a energia) e as unidades beneficiárias (que consomem a energia).
Janela de demonstrativo. Aparência sujeita a alteração sem aviso prévio.
Legenda do Demonstrativo:
- 1. Informações da Unidade Consumidora: Nome, número e endereço da unidade consumidora descrita.
- 2. Demonstrativo de Créditos Utilizados: Demonstrativo de geração, uso e consumo de energia da unidade geradora e unidade beneficiária. Mais informações na próxima sessão.
- 3. Informações sobre expiração de créditos, quando irá ocorrer e mensagem resumo do saldo geral de créditos.
Leitura do Demonstrativo de Créditos Utilizados
Demonstrativo de Créditos. Aqui se inclui, período por período, as informações de créditos da unidade consumidora.
Referência se refere ao período de referência da fatura. Lembre-se de sempre comparar os dados corretamente, tanto com seu aplicativo de geração quanto seu demonstrativo, para evitar leituras incorretas.
Saldo Mês TP é seu saldo total atual de créditos de energia, no exemplo de 1100. Reduzindo este com o Saldo Anterior. Energia TP, você saberá quantos créditos de energia sobraram, ou faltaram, este mês.
Ativa Injet. TP é quantos créditos de energia foram injetados na rede pelo sistema solar fotovoltaico. No exemplo, foram gerados 2527 kWh. Este valor não inclui, naturalmente, o consumo instantâneo de energia.
Atv. Cons. TP é o consumo ativo de energia para o período da UC listada. No exemplo foram consumidos apenas 179 kWh, pois a UC acima é apenas geradora.
Créd. Uti. No mês TP são os créditos de energia utilizados no período. Este número nunca vai superar o Atv. Cons. TP do mesmo período devido ao desconto do custo de disponibilidade.
Se você observar o exemplo acima, no período de referência 01/2020, foram consumidos 179 kWh de energia, sendo que foram utilizados 129 kWh em créditos. Se considerar o custo de disponibilidade para o padrão bifásico (50 kWh) desta unidade, percebe-se que a conta zerou. Logo esta unidade produziu créditos o suficiente para atender sua demanda neste período.
Crédito Recebido TP se refere-se aos créditos de energia recebidos pela UC Beneficiária. Caso você esteja gerando energia em um segundo endereço (UC Beneficiada), os créditos gerados pela UC Geradora aparecerão aqui.
UC Geradora e UC Beneficiária
Caso o proprietário opte por geração de energia a distância, ou possua mais de uma propriedade consumindo os créditos de energia de uma mesma usina fotovoltaica, o sistema da CELESC vai listar vários demonstrativos de créditos. Sendo o primeiro da Unidade Consumidora (UC) Geradora e cada uma das UC Beneficiárias.
Uma UC Geradora é onde está localizado o gerador de energia fotovoltaico: esta unidade produz energia para seu próprio consumo e converte o excesso em créditos.
Uma UC Beneficiária é uma propriedade que não gera a própria energia, mas recebe créditos de uma UC Geradora para compensar no consumo da fatura.
Veja a imagem abaixo de exemplo de uma UC Beneficiária que recebe créditos de outro endereço:
Demonstrativo de uma UC Beneficiária que recebe energia de outro endereço.
No demonstrativo acima, perceba que o Ativa Injet. TP é igual a zero, logo essa UC não tem geração de energia, visto que esta é uma UC beneficiária. Porém ela recebeu 2348 kWh (2527 - 179 kWh) em créditos de energia da UC Geradora para cobrir a própria demanda.
É importante apontar que cada unidade consumidora, seja geradora ou beneficiária, possuem o próprio saldo de créditos. Logo, caso uma usina gere energia para mais de uma unidade beneficiária, o consumo excessivo de uma não vai afetar os créditos acumulados da outras.
A divisão dos créditos de energia pode ser designada individualmente pelo proprietário, que decide a porcentagem de créditos gerados no período que são designados para cada beneficiário. Por exemplo: 60% dos créditos de energia de uma usina podem ficar com a “Beneficiária A” e 40% ficam com a “Beneficiária B”.
Tire suas Dúvidas:
A SolarPro Engenharia é especializada no projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos. Se ficou alguma dúvida sobre a leitura do demontrativo, deixe um comentário que respondemos em seguida.
COMENTAR
15 Comentário(s)
Mario monticeli
Postado Sex, 23 de Dezembro de 2022, 00:14:29