Leitura de Fatura de Energia com Geração Distribuída (CELESC)
Artigos SolarPro: Sex, 13 de Março de 2020, 12:00:00
Este tutorial tem como objetivo orientar como realizar a leitura de faturas de energia de propriedades que geram a própria energia elétrica através de geração distribuída. Modelo CELESC de Santa Catarina.
Confira a versão atualizada deste tutorial para a fatura Celesc 2024. Clique aqui.
Lembramos que todas as faturas de energia, de qualquer estado, devem apresentar as informações abaixo de alguma maneira na própria fatura. Em caso de dúvidas, entre em contato com a distribuidora de sua região.
Como exemplo para este tutorial, temos a fatura da empresa abaixo que possui a própria usina de energia solar fotovoltaica.
Fatura de Energia de Exemplo. Nesta conta de luz, o proprietário do sistema ultrapassou o consumo de energia de sua geração, usou todos os créditos disponíveis e ainda precisou desembolsar para pagar 32 kWh de energia. Conseguiu ler tudo isso?
Legenda de Informações na Fatura:
- 1. Informações da Unidade Consumidora: Aqui lista o endereço da unidade, nome do proprietário, classificação da unidade, grupo de tensão e tipo de tarifa. O destaque aqui é para a classificação monofásica e para o grupo de tensão B.
- 2. Dados de Medição: A informação mais importante aqui é o período de medição. Isso é importante para comparar o período de forma correta no aplicativo de seus sistemas fotovoltaicos.
- 3. Resumo da Fatura: Consumo total em kWh de energia que foi retirada da concessionária, valor final da fatura atual e no topo temos o período de referência (REF).
- 4. Dados do Faturamento: Descritivo do consumo de energia, assim como os valores de energia consumida, energia injetada por geração distribuída e aditivos adicionais, como iluminação pública ou bandeira amarela/vermelha. Cada detalhe deste campo será explicado logo abaixo.
- 5. Mensagens: Em contas anteriores a 2019, estará listado informações de seu Saldo de Créditos de Energia aqui. Não sendo mais válido para contas a partir de 2020, que devem acessar o sistema da Celesc (mais informações no tutorial).
- 6. Descritivo de Impostos da fatura: Aqui fica descriminado os impostos pagos nesta fatura.
Antes de Começar: Comparando o período de forma correta
Algo muito importante para o proprietário do sistema é comparar os valores da fatura com as informações do aplicativo do sistema fotovoltaico e o painel descritivo da CELESC.
Atenção ao período de medição correto para comparar com o aplicativo de geração
Para realizar a comparação correta, lembre-se de prestar atenção ao período de leitura informado em (2). Na conta de exemplo, o período de medição é do dia 06/01/2020 até o dia 05/02/2020. Agora é só abrir as estatísticas do mesmo período no aplicativo de geração de energia e comparar os dados do seu sistema com a fatura.
Para quem for acessar os dados de consumo e geração pelo site da CELESC, preste atenção não só ao período de leitura, mas também ao período de referência, próximo do resumo da fatura (3):
Não menos importante que o período de leitura, o número de referência (REF) da fatura será necessário para comparar seus dados pelo sistema da CELESC.
Entendendo sua fatura de energia
Em Dados do Faturamento (4) é descrito um resumo de todas as informações de geração e consumo de seu fotovoltaico.
Praticamente todas as informações mais importantes de sua fatura estão em Dados do Faturamento.
As linhas Consumo Tusd e Consumo Te remetem a energia que foi utilizada da distribuidora. Normalmente durante a noite ou em horários que sistema solar fotovoltaico não está ativo.
As linhas Energia Injetada Tusd e Energia Injetada Te se referem energia gerada pela usina fotovoltaica e, após parte ser consumida pelo proprietário, foi injetada na rede da distribuidora automaticamente.
TE significa Tarifa de Energia, é basicamente o custo da energia paga pelo proprietário do sistema. TUSD significa Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição e refere-se ao custo de levar a energia para a unidade consumidora. A divisão é necessária pois impostos são calculados de forma diferente em ambas as tarifas.
As linhas Energia Injetada Muc Mpt Tusd e Energia Injetada Muc Mpt Te se referem a qualquer saldo adicional de créditos de energia que a propriedade teve que utilizar além da energia já gerada dentro do período para cobrir o consumo. Essa informação normalmente aparece quando o proprietário consome mais energia que o sistema foi capaz de gerar na mesma unidade geradora.
Essa informação pode aparecer de diversas maneiras dependendo de como estes créditos de energia estão sendo gerados e sendo utilizados na unidade beneficiária. Como exemplo:
- Energia Injetada mUC mPT é energia gerada na mesma Unidade Consumidora. Ex.: Gerador no telhado.
- Energia InjetadaoUC mPT é energia gerada por outra Unidade Consumidora. Ex.: Gerador em outra propriedade.
Para a lista completa de todas elas, confira a Instrução Normativa RE Nº 21 DE 13/04/2016 no parágrafo 4.c.
Na fatura exemplo ainda existe um Adicional de Bandeira Amarela também, mas isso também foi coberto pela geração fotovoltaica, em Energia Inj. Band Amarela.
Leitura da Fatura Exemplo
Normalmente num sistema bem dimensionado, a Energia Gerada Injetada é igual ao valor total do valor do Consumo. Onde a única diferença é o custo de disponibilidade do padrão de energia. Isso significa que seu sistema está gerando energia o suficiente para atender a demanda do proprietário.
Custo de disponibilidade, conhecido popularmente como taxa mínima, é o valor cobrado pelas concessionárias pela disponibilidade integral do serviço. Sendo:
- 30 kWh para padrões monofásicos.
- 50 kWh para padrões bifásicos.
- 100 kWh para padrões trifásicos.
Na fatura de energia de geração distribuída, este valor normalmente aparece como um desconto na Energia Injetada.
Na nossa fatura exemplo, infelizmente isso não aconteceu. Se você somar o consumo em kWh e reduzir a energia injetada, você vai ver que o consumo vai resultar em 62. O que significa que apesar de toda a energia gerada e ter utilizado todo o saldo de créditos de meses anteriores, o proprietário ainda excedeu o consumo em 62 kWh. Sendo, neste exemplo, 30 kWh da tarifa mínima de energia para padrão monofásico e 32 kWh de consumo adicional.
Se a energia injetada for maior que o consumo, o que sobra vira créditos de energia que são reservados por até 60 meses com a distribuidora. Estes estão listados no sistema online da CELESC, que pode ser acessado clicando aqui, em um demonstrativo completo.
Descontos e impostos
Se houver algum consumo que não foi coberto pela geração do período, desconta-se do saldo acumulado de créditos até bater o valor da demanda (Energia Injetada mUC MPT, no exemplo). Caso não haja mais créditos, a distribuidora cobrará normalmente pela energia que faltou.
Além do custo de disponibilidade, é descontado impostos como ICMS, COFINS e PIS/PASEP pelo uso do Sistema de distribuição de energia. Isso é visível ao comparar, por exemplo, o valor do Consumo TUSD e a Energia Injetada TUSD de qualquer fatura. Os impostos aplicáveis estão listados nas Informações de Tributos (6). A Tarifa de Energia (TE) é isenta de impostos.
Por fim, na conta de luz ainda é cobrado o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública - COSIP, entre outras cobranças especificas do município.
A soma destes fatores, quando aplicáveis, refletem no valor final da fatura.
Leitura do Demonstrativo da CELESC
Além da leitura da fatura, aprenda também a realizar a leitura do Demonstrativo Online da CELESC. Clique aqui para ler o tutorial
.
COMENTAR
33 Comentário(s)
Maria natália querino
Postado Seg, 10 de Junho de 2024, 12:14:38