Início Blog

Leitura da Nova Fatura de Energia CELESC (2024) com Geração Solar Fotovoltaica

Artigos SolarPro: Seg, 27 de Maio de 2024, 15:00:00

 

Última atualização: 28 de maio de 2024

Este tutorial tem como objetivo orientar como realizar a leitura de faturas de energia de propriedades que geram a própria energia elétrica através de geração distribuída. Modelo do novo layout da CELESC de Santa Catarina (ano 2024). Aplicavel para residências e comércios do grupo B.

 

Procurando instruções para a fatura usando o layout antigo? Acesse nosso tutorial clicando aqui.

 

Logotipo Celesc

 

Lembramos que todas as faturas de energia, de qualquer estado, devem apresentar as informações abaixo de alguma maneira na própria fatura. Em caso de dúvidas, entre em contato com a distribuidora de sua região.

Como exemplo para este tutorial, temos a fatura da empresa abaixo que possui a própria usina de energia solar fotovoltaica.

 

Logotipo Celesc
Fatura de Energia de Exemplo. Nesta fatura o cliente gerando muito mais energia do que realmente precisa, mas ainda terá que pagar o custo de disponibilidade de 100 kW por ser uma residência trifásica. Você consegue ler isso?

 

 

Legenda de Informações na Fatura:

 

  • 1. Informações da Unidade Consumidora: Aqui lista o endereço da unidade, nome do proprietário, classificação da unidade, grupo de tensão e tipo de tarifa. O destaque aqui é para a classificação trifásica (TRIFÁSIC) e para o grupo de tensão B/B3.
  • 2. Comunicado: Espaço reservado para comunicados pela CELESC. Atente-se a mudanças no valor da tarifa. Pois isso vai alterar os valores do Custo de Disponibilidade.
  • 3. Dados dos Medidor: São os dados puros da leitura do medidor. Os números se referem a quantidade de energia que passou pelo medidor. “Energia” remete a energia que foi da rede para sua casa, e “Energia Injetada” se refere-se a sobra de energia gerada que é injetada na rede.
  • 4. Dados de Faturamento: Descritivo do consumo de energia, assim como os valores de energia consumida, energia injetada por geração distribuída e aditivos adicionais, como iluminação pública ou bandeira amarela/vermelha. Cada detalhe deste campo será explicado logo abaixo.
  • 5. Resumo de Geração: Primeiro campo da segunda página, incluso novamente as informações de consumo, energia injetada, assim como dados de distribuição e créditos disponíveis.

 

 

Antes de Começar: Comparando o período de forma correta

 

Algo muito importante para o proprietário do sistema é comparar os valores da fatura com as informações do aplicativo do sistema fotovoltaico e o painel descritivo da CELESC.

 

Imagem destaque para o perído da fatura
Atenção ao período de medição correto para comparar com o aplicativo de geração.

Para realizar a comparação correta, lembre-se de prestar atenção ao período de leitura informado em (3). Na conta de exemplo, o período de medição é do dia 04/04/2024 até o dia 06/05/2024. Agora é só abrir as estatísticas do mesmo período no aplicativo de geração de energia e comparar os dados do seu sistema com a fatura.

Para quem for acessar os dados de consumo e geração pelo site da CELESC, preste atenção não só ao período de leitura, mas também ao período de referência, próximo das Informações da Unidade Consumidora (1):

 

Imagem destaque para o perído da fatura
Não menos importante que o período de leitura, o número de referência.) da fatura será necessário para comparar seus dados pelo sistema da CELESC.

 

 

Entendendo sua fatura de energia

 

Antes de mais nada, observar a leitura dos dados de faturamento da fatura de energia. Os Dados do Faturamento (4). é descrito um resumo de todas as informações de geração e consumo de seu fotovoltaico.

 

Imagem destaque para o perído da fatura
Praticamente todas as informações mais importantes de sua fatura estão em Dados do Faturamento (4).

As linhas Consumo Tusd e Consumo Te remetem a energia que foi utilizada da distribuidora. Normalmente durante a noite ou em horários que sistema solar fotovoltaico não está ativo.

TE significa Tarifa de Energia, é basicamente o custo da energia paga pelo proprietário do sistema. TUSD significa Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição e refere-se ao custo de levar a energia para a unidade consumidora. A divisão é necessária pois impostos são calculados de forma diferente em ambas as tarifas.

As linhas Energia Injetada Tusd e Energia Injetada Te se referem aos créditos de energia que foram utilizados pela própria Unidade Consumidora Geradora para cobrir seu consumo. É basicamente os créditos para cobrir períodos noturnos ou dias de geração insuficiente. É importante apontar que quem instalou sua usina antes da mudança da lei em 2022, a Energia Injetada sempre vai descontar o Custo de disponibilidade da unidade consumidora. Na fatura exemplo, para cobrir o consumo de 232 kWh, o valor injetado deveria ser igual, mas possui uma redução visto que o Custo de Disponibilidade, ou taxa mínima, de uma residência trifásica é de 100 kW. Assim, 232 – 100 = 132 kWh.

As linhas Energia Injetada Muc Mpt Tusd e Energia Injetada Muc Mpt Te se referem a qualquer saldo adicional de créditos de energia que a propriedade teve que utilizar além da energia já gerada dentro do período para cobrir o consumo. Essa informação normalmente aparece quando o proprietário consome mais energia que o sistema foi capaz de gerar na mesma unidade geradora.

As linhas, quando aplicáveis, Energia Injetada oUC MPT Tusd e Energia Injetada oUC MPT Te se referem a créditos consumidos oriundos de outra Unidade Consumidora. Normalmente aparecem em UC’s beneficiárias quando a usina está localizada em outro endereço. Agem da mesma maneira da “Energia Injetada” explicada anteriormente, e vão cobrir todo o seu consumo registrado, exceto o custo de disponibilidade da UC Beneficiária.

Ainda existe a possibilidade de aparecer Adicional de Bandeira Amarela/Vermelha/Etc, assim como o mesmo valor sendo coberto pela sua respectiva leitura de energia injetada, ex.: Energia Inj. Band Amarela.

Outras nomenclaturas são possíveis para casos específicos, para a lista completa de todas elas, confira a Instrução Normativa RE Nº 21 DE 13/04/2016 no parágrafo 4.c.

Continuando, o novo layout da CELESC de 2024 inclui as informações do medidor de energia da unidade, descriminados iguais a imagem abaixo no campo Dados dos Medidor:

 

Imagem destaque para o perído da fatura
Informações mais relevantes: Grandeza e Total apurado.

Das informações acima, as mais relevantes são grandeza e total apurado. Como você pode comparar ao restante da fatura, o total de “Energia” será igual ao seu consumo registrado. Dispensando maiores explicações.

Já o valor da “Energia Injetada (GTP)” é claramente diferente dos valores informados em Dados de Faturamento (4). O valor aqui informado se refere a toda a energia injetada por esta unidade consumidora. O que significa que a UC Geradora injetou 1029 kWh de energia.

Destes 1029 kWh, sabemos que 132 kWh foram usados para cobrir o consumo da UC Geradora, sobrando 897 kWh para serem enviados a UC Beneficiadas ou ficarem reservados com Crédito de Energia. Neste caso, na tabela de “Resumo da Geração” (5), é claramente apontado que estes créditos foram movidos para outras UC beneficiárias.

 

Imagem destaque para o perído da fatura
Informações mais relevantes: Grandeza e Total apurado.

Este resumo também inclui outras informações de interesse da unidade, como a quantidade de créditos disponíveis. De forma geral, enquanto seus créditos disponíveis forem maiores que “zero”, então sua usina fotovoltaica cobriu seu consumo corretamente. Caso não, a CELESC cobrará o excesso igual a uma fatura normal.

 

 

Leitura da Fatura Exemplo

 

Normalmente num sistema bem dimensionado, a Energia Gerada Injetada é igual ao valor total do valor do Consumo. Onde a única diferença é o custo de disponibilidade do padrão de energia. Isso significa que seu sistema está gerando energia o suficiente para atender a demanda do proprietário.

Custo de disponibilidade, conhecido popularmente como taxa mínima, é o valor cobrado pelas concessionárias pela disponibilidade integral do serviço. Sendo:

  • 30 kWh para padrões monofásicos.
  • 50 kWh para padrões bifásicos.
  • 100 kWh para padrões trifásicos.

Na fatura de energia de geração distribuída, este valor normalmente aparece como um desconto na Energia Injetada.

Na nossa fatura exemplo, a UC Geradora teve um consumo de 232 kWh. Por ser trifásica, teve um desconto de 100 kWh na energia injetada. Visto que a soma da energia injetada e o custo de disponibilidade se equivalem ao consumo, podemos afirmar que a usina atendeu a todo consumo desta UC.

Com base nos dados em (5)., sabemos que dos 1029 kWh injetados que passaram pelo medidor, 132 kWh foram usados pela própria UC geradora para cobrir seus horários com a usina desligada, e 897 kWh foram enviadas a outras UC beneficiadas.

O que leva a pergunta: Qual foi o consumo real desta residência?

Para calcular o consumo real, primeiro é necessário saber a Geração de Energia neste período, e calcular o Consumo Instantâneo de energia.

Consumo Instantâneo é a energia que a residência/UC consumiu instantaneamente, antes da sobra de energia ser injetada pelo medidor. É basicamente os aparelhos domésticos ligados, consumindo energia, durante o dia enquanto a usina solar está em pleno funcionamento.

Para saber sua geração de energia, é necessário acessar o sistema de monitoramento de sua usina, filtrar o período de geração para ficar igual ao período de leitura de sua fatura informado nos dados da UC (1). Para a nossa residência exemplo, a geração do período foi de 1116 kWh.

O cálculo de Consumo Instantâneo, se tornou extremamente simples com o novo modelo de fatura. Utilizamos a seguinte fórmula:

(“Geração de Energia”) - (“Energia Injetada no Medidor”)

No nosso exemplo, 1116 kWh – 1029 kWh = 87 kWh de consumo instantâneo de energia.

Estes 87 Kwh serão somados ao consumo registrado da fatura (232 kWh). Totalizando 319 kWh de consumo real.

 

 

 

Banner fatura celesc 2024

COMENTAR

6 Comentário(s)

Solarpro sistemas de energia

Postado Seg, 16 de Setembro de 2024, 08:18:01

Olá Daniel. Lembre-se que o valor de 232 kWh é a energia que o medidor registrou ter vindo do grid para a UC. A tarifa mínima já é descontada em Energia Injetada TE/TUSD, não sendo necessário desconta-la no cálculo final novamente. Att SolarPro

Daniel silveira

Postado Sáb, 14 de Setembro de 2024, 17:33:44

Boa tarde. No último paragrafo, que corresponde ao consumo real da UC, onde ilustra 87kWh somados a 232kWh, não seria correto invés de 232kWh, usa 132kWh (132kWh+87kWh=219kWh)? Sendo que, destes 232kWh, 100kWh são de tarifa minima, não necessariamente correspondente a consumo.

Solarpro sistemas de energia

Postado Qui, 12 de Setembro de 2024, 08:18:58

Olá Sr. Flamarion. É normal que as unidades beneficiárias recebam a fatura antes da unidade geradora. Esta mudança aconteceu junto com a troca do sistema da CELESC e tem como objetivo facilitar o trabalho da concessionária em organizar os créditos. Sempre assuma que a geração deste mês só vai ser considerada nas beneficiárias nos mêses subsequentes. Att SolarPro.

Flamarion

Postado Ter, 10 de Setembro de 2024, 09:15:26

Gostaria de intender minha fatura tenho a micro geração é tirado a leitura e tenho duas unidades no meu nome a que tem geradora solar demora uns dias a leitura mais a outra sai antes e sem os descontos por que tenho saldo sobrando

Solarpro sistemas de energia

Postado Seg, 10 de Junho de 2024, 11:11:03

Olá Ivanize. A Celesc está com algumas dificuldades de sistema após processos de atualização neste último mês. Recomendamos que siga as informações que estão no comunicado oficial da mesma e tente contato com o telefone ou WhatsApp informado. Att SolarPro.

Ivanize

Postado Sáb, 08 de Junho de 2024, 20:59:51

Desde o dia 14/05 estou tentando Obter minha fatura que venceria em 24/05 e até hoje 08/06 não consegui no WhatsApp que a própria Celesc enviou. Como fazer?