Início Blog

Assuma controle de seu consumo com o Medidor de Energia da SolarEdge

Artigos e Tutoriais: Seg, 03 de Janeiro de 2022, 08:34:00





Para uma residência sem geração própria, descobrir o consumo de energia elétrica é simples visto que esta informação consta na conta de luz. Toda a energia consumida pela casa passa pelo medidor da distribuidora de energia e é registrado pela distribuidora.

Este processo não é tão simples para quem gera a própria energia, pois nem toda a energia utilizada durante o dia passou pelo medidor da unidade consumidora. Parte da energia gerada pelo sistema é imediatamente utilizada pelos eletrodomésticos antes de serem calculados como créditos de energia quando passarem pelo medidor. Chamamos isso de “consumo instantâneo de energia”.

É uma das vantagens econômicas de se ter um sistema fotovoltaico instalado. Mas ainda fica aquela dúvida claramente visível quando chega a fatura que é não saber o consumo total da residência.

Para resolver isso você pode se desmembrar em nosso completo tutorial de leitura de fatura de energia da CELESC, ou continuar lendo este artigo para uma solução mais fácil.

 


Medidor de Energia com ModBus. Fonte: SolarEdge

 

 

Conhecendo o "Smart Meter" SolarEdge

 

Calcular o consumo total não é impossível, mas existe uma forma mais fácil e precisa de fazer isso. O medidor de energia da SolarEdge é um acessório opcional para quem possui sistemas fotovoltaicos usando o inversor da fabricante. Dependendo da forma que for instalado, ele pode servir para:

  • Medição de Produção
  • Medição de Consumo
  • Medição de Exportação/Importação
  • Limitação de Exportação
  • Maximizar o autoconsumo
  • Aplicações diversas de App “Smart” que envolvam energia.

 


Diagrama simplificado de instalação. Fonte: SolarEdge

 

Através da conexão direta com o inversor, o medidor amplifica o leque de informações já disponíveis no sistema de monitoramento da SolarEdge. Incluindo assim o consumo exato da residência em qualquer horário, discriminação de geração e consumo instantâneo, além de saber quanta energia foi exportada para rede e importada para consumo. Tudo de forma exemplificada no sistema de monitoramento de seu inversor:

 


Plataforma de monitoramento com medição. A esquerda: visão diária. A direita: visão mensal.

 

Pelo gráfico é possível ter a informação completa sobre geração, consumo da concessionária e consumo instantâneo do sistema em um período determinado, que pode ser diário, semanal, mensal, anual ou até mesmo personalizado de acordo com sua fatura de energia.

 

 

Porquê utilizar o medido de energia?

 

Segue abaixo alguns exemplos de aplicação do smart meter da SolarEdge.

Móveis alugados
Para quem tem uma usina em móvel alugado, é difícil filtrar o consumo do inquilino da energia gerada para realizar a cobrança. Com o medidor de energia SolarEdge você consegue filtrar perfeitamente o consumo total da unidade geradora no período da fatura, sem a necessidade de cálculos complicados.

Monitoramento de geração individual de inversores fotovoltaicos
Instalando um medidor entre o inversor e a carga, você pode filtrar a geração de um inversor individualmente para comparar seu desempenho com outros equipamentos no mesmo sistema.

Controle de energia por setor da empresa
O monitoramento da SolarEdge aceita mais de um medidor no sistema. Sendo possível instalar medidores em diferentes pontos de sua empresa para uma leitura do consumo de cada setor em específico.

Gestão de cargas de baterias
Para quem possui um sistema SolarEdge híbrido com baterias e rede, o medidor permite estudar a dinâmica de energia de sua residência, selecionando os horários que a residência vai funcionar com energia da rede ou sua própria energia armazenada.

Controle de energia para casas inteligentes
Para quem possui sistemas como aquecimento de piscinas, climatização e outros, o medidor de energia permite detectar os melhores momentos do dia para acionar estes sistemas. Maximizando o uso do consumo instantâneo de energia*.

*Sujeito a compatibilidade entre tecnologias de diferentes marcas.

Controle de custos da Fatura e perfil de consumo
O medidor de energia permite, com exatidão, perceber se a cobrança de distribuidora de energia está correta ou não. Além de capturar o momento exato que seu amigo ou parente resolver abusar do ar condicionado.

 

 

Instale seu medidor de energia SolarEdge

 

O processo de instalação em si é muito simples. O medidor de energia é pequeno, podendo ser instalado sem dificuldades em um painel elétrico padrão.

O único requisito é ter um inversor SolarEdge e entrar em contato com a SolarPro Engenharia. Toda a instalação e configuração é realizada por nosso time técnico.

 

Faça seu orçamento

 

Artigo medidor 01

COMENTAR

0 Comentário(s)