Início Blog

Como economizar energia em sua empresa? Parte 02.

Tutorial: Sex, 21 de Fevereiro de 2020, 12:00:00

 

 

A fatura de energia está pesando no faturamente de seu negócio?

A SolarPro Engenharia fez um levantamento de diversas dicas em nossas redes sociais nos últimos meses de como economizar na fatura de energia de sua empresa. Nosso primeiro artigo com dicas de economia foi um sucesso!

Realizamos uma nova seleção das melhores dicas de como conscientizar e adaptar sua empresa para usar sua energia de forma eficiente.

 

 

Iluminação e Ventilação Natural

 

Uma importante dica para economia de energia de sua empresa é recorrer para luz e ventilação natural ao máximo possível.

Quanto a ventilação fique atento ao fluxo de ar para aproveitar ao máximo possível a entrada de ar no ambiente. O uso de plantas também pode auxiliar a amenizar a temperatura. Destaque também para lâmpadas mais novas, como LED, não imitem muito calor quando comparada a lâminas incandescentes, reduzindo custos de ar condicionado em ambientes fechados.

Fique atento ao fluxo de ar para aproveitar ao máximo possível a entrada de ar no ambiente. O uso de plantas também pode auxiliar a amenizar a temperatura.⠀ ⠀

Ainda em lâmpadas, aproveitar ao máximo possível a iluminação natural faz diferença. Para isso conte com uma estrutura com janelas grandes, poucas divisórias no ambiente de trabalho e até mesmo invista em domos/claraboias para aproveitas ainda mais a iluminação durante o dia.

Para empresas com horário mais flexível, adaptar o horário de funcionamento dentro da faixa de "dia" pode trazer economia considerável em luz, principalmente se considerar que a energia é mais cara próximo do horário de pico, a partir das 17:00.

 

 

Isolamento Térmico

 

Pouco comum nas residências brasileiras mais antigas, o uso de isolamento térmico influencia positivamente no controle de temperatura tanto em dias quentes como frios.

O isolamento térmico envolve a utilização de espumas especiais dentro de paredes, tintas específicas, telhados especiais e até mesmo o uso de plantas para reduzir a influência climática sobre o espaço interno.

Em regiões quentes, um bom isolamento térmico reduz a necessidade do uso de ar condicionado, enquanto em regiões frias evita a necessidade de uso de aquecedor. Ambos grandes vilões da fatura de energia elétrica de empresas.

 

Foto de homem implementando espuma de isolamento termico,
O isolamento térmico é importante, pois se economiza com ar condicionado e aquecimento. Foto ilustrativa.

 

 

Adequação da Rotina de Trabalho

 

O horário de pico de consumo de energia elétrica no Brasil é aproximadamente entre as 17:30 e as 22:00. Neste horário as hidroelétricas, responsáveis por 65% da geração de energia do país, funcionam no seu limite e normalmente são acionadas termoelétricas, de custo energético mais alto, para cobrir a necessidade energética.

A curto prazo, uma medida que pode ser tomada é programar os picos de produção para fora do horário de pico.

Com base nisso é importante que, principalmente empresas e negócios, adequar o funcionamento da empresa para maximizar o consumo de energia para fora do horário de pico, principalmente para quem faz parte da tarifa branca, onde tem custo menor de energia.

Trabalhar em horário diferenciado também tem a vantagem adicional de aproveitar melhor o uso da luz natural pelos funcionários, reduzindo a necessidade de uso excessivo de iluminação no período noturno.

A medida é difícil, principalmente por ser necessário calcular a viabilidade das mudanças tendo em mente o horário de atendimento da empresa. A curto prazo, uma medida que pode ser tomada é programar os picos de produção para fora da faixa de horário especificado.

 

 

Atenção para Fuga de Corrente

 

Já observou quando a conta de luz aparenta estar muito alta mesmo quando economizou durante todo o mês? Falhas em instalações elétricas podem causar fugas de corrente, desperdiçando energia elétrica.

Fugas de Energia podem acontecer por diversas razões. Quanto a mau uso de equipamentos, o uso excessivo de extensões, benjamins ou “T’s” costuma ser a principal causa de desperdício de energia. Prefira sempre utilizar um eletrodoméstico em uma só tomada.

Outras causas possíveis são tomadas mal instaladas, eletrodomésticos com pouca manutenção e cabos desencapados. Estes mais difíceis de se identificar, sendo recomendado a contratação de um eletricista de confiança para revisar o estado de toda a rede elétrica.

Fugas de energia podem causar prejuízos sérios para negócios e industrias. Mais difíceis de detectar devido a escala, grandes empresas em instalações antigas podem perder milhares de reais por ano em energia desperdiçada. Além dos riscos de incêndios pertinentes a problemas elétricos graves.

Recomenda-se a realizar testes em casa para a possibilidade de fugas de energia, uma forma muito comum é desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos e observar se o medidor de energia ainda continua girando. Além de contratar um eletricista especializado a cada 10 anos para realizar uma revisão geral.

 

Foto de extensão com diverças tomadas
Extensões são práticas, mas o uso descontrolado pode aumentar o consumo de energia e até mesmo problemas graves. Foto ilustrativa.

 

 

Energia Solar

 

O investimento em energias renováveis é uma ótima opção de reduzir/eliminar o custo da fatura de energia. Além de transmitir uma imagem positiva de sua empresa para o mercado.

Investimento em geração de energia pode trazer economia de até 95% na fatura.

A instalação de um sistema solar fotovoltaico é um forte candidato para a microgeração de energia de negócios e residências. Desde 2012 já é possível gerar energia elétrica em casa e trocar por créditos de energia com a concessionária, podendo utilizar a energia gerada quando precisar, seja de noite ou em dias de chuva.

O investimento inicial é alto, mas o retorno é garantido. As vantagens são logo percebidas, podendo chegar até 95% do valor da fatura. Como adicional a empresa que gera sua própria energia é menos suscetível a ter gastos adicionais com bandeira amarela e vermelha em época de menor disponibilidade energética, como períodos de secas onde as hidroelétricas estão trabalhando com capacidade reduzida.

Caso esteja interessado em investir em geração de energia a médio-longo prazo, a SolarPro Engenharia é especializada em projetos de sistemas fotovoltaicos. Tire suas dúvidas conosco.

Banner economizarenergia 2 12

COMENTAR

0 Comentário(s)