Início Blog

Como economizar energia em sua empresa? Parte 01

Tutorial: Sex, 07 de Fevereiro de 2020, 12:10:00

 

 

Você já contabilizou o quanto gasta com energia elétrica por ano em seu negócio ou empresa?

A SolarPro Engenharia fez um levantamento de diversas dicas divuldas em nossas redes sociais nos últimos meses de como economizar na fatura de energia de sua empresa. Realizamos uma seleção das melhores neste primeiro artigo de como conscientizar e adaptar sua empresa para usar sua energia de forma eficiente.

 

 

Iluminação inteligente

 

Para quem procura maneiras de reduzir a conta de luz em suas empresas, uma dica muito importante para economia de energia é o uso inteligente de iluminação.

Em um escritório, a iluminação pode ser responsável por cerca de 60% do consumo de energia do ambiente. E isso pode ser melhorado com apenas algumas mudanças no espaço.

Pintar o escritório com cores claras e diminuir o número de divisórias são duas dicas que melhoram a eficiência da iluminação do ambiente.

Também é importante fazer um estudo para saber se as lâmpadas e luminárias estão dispostas da melhor forma possível. Se necessário, entre em contato com um profissional especializado em iluminação de ambientes.

Com uma iluminação eficiente, tecnologia de luzes econômicas e conscientização dos colaboradores, é possível esperar uma economiza considerável nos custos de energia de sua empresa.

 

Um bom projeto de iluminação pode economizar até 60% do consumo de energia do ambiente. Foto ilustrativa.
Um bom projeto de iluminação pode economizar até 60% do consumo de energia do ambiente. Foto ilustrativa.

 

 

Troque Lâmpadas e Equipamentos Antigos

 

Se preocupar com o que está conectado em uma tomada é muito fácil, mas você já se atentou ao consumo individual dos equipamentos de sua empresa?

Equipamentos eletrônicos antigos que passaram por pouca manutenção podem estar consumindo mais energia do que o normal, devido a uma série de patologias elétricas.

Equipamentos eletrônicos antigos podem estar consumindo mais energia devido a uma série de patologias elétricas.

Também é necessário apontar que equipamentos eletrônicos mais novos tendem a consumir menos energia e serem mais eficazes, devido a melhor eficiência energética. Isso quer dizer: São capazes de produzir mais e normalmente gastam menos energia!

Atenção para as lâmpadas também é importante. Lâmpadas LED estão no topo da lista de indicações quanto ao baixo consumo de energia, mas mesmo assim é recomendável fazer um estudo de cada ambiente da empresa para saber qual é o melhor tipo de iluminação. Iluminação adequada não só garante economia, mas também o conforto e segurança de quem trabalha no local.

O investimento pode parecer alto, mas a economia na fatura de energia elétrica vai facilmente compensar os investimentos.

 

 

Ar Condicionado

 

O ar condicionado é um dos grandes vilões na fatura de energia elétrica de qualquer empresa ou residência podendo, estatisticamente, representar 63% dos gastos de energia elétrica de sua casa.

O ar condicionado é um dos grandes vilões na fatura podendo, estatisticamente, representar 63% dos gastos de energia elétrica.

Os primeiros cuidados a serem tomados são medidas que permitam o pleno funcionamento do aparelho: fechar todas a portas e janelas, evitar colocar barreiras físicas em frente ao ar condicionado e deixar a manutenção e limpeza em dia. O ar condicionado sempre tentará se adaptar a situação que foi colocado e isso normalmente se traduz como aumentar o consumo de energia em situações de estresse desnecessário.

O correto dimensionamento do ambiente também é importante. Tamanho do ambiente, potência do aparelho, temperatura programada e quantidade de pessoas no ambiente são apenas algumas das informações que devem ser levadas em consideração para a escolha do ar condicionado correto. Superdimensionar um sistema vai consumir energia desnecessariamente para manter um sistema maior ligado, enquanto subestimar o dimensionamento vai fazer o aparelho trabalhar em capacidade máxima o tempo todo, consumindo mais energia.

Por fim, preste atenção para o Selo Procel de eficiência energética. Ar Condicionados mais eficientes são mais caros, mas a longo prazo a economia em energia na fatura compensa a diferença de valor do produto.

 

 

Conscientização de Colaboradores

 

A conscientização de todos os colaboradores da empresa é peça importante para a economia de energia elétrica da empresa. A participação de todo o time não só auxiliar para identificar possíveis causas de desperdício de energia, mas também constrói hábitos melhores pra o consumo sustentável.

A primeira forma de conscientização é a propagação de ideias que incentivam e promovam o consumo consciente. Para isso pode-se criar uma campanha de endomarketing envolvendo dicas de economizar energia no ambiente de trabalho, uso correto de aparelhos eletrônicos e até mesmo distribuição de avisos para desligar luzes e aparelhos no final do expediente, por exemplo. Encontros e reuniões frequentes dos funcionários também são maneiras de incentivar a discussão sobre economia de energia na empresa. Também servem para identificar possíveis maus hábitos no use de energia, que devem ser identificados e corrigidos.

Para as empresas que querem levar a economia mais a sério, também é possível discutir a possibilidade de criar metas para redução de consumo, assim como organizar um comitê responsável por promover o consumo responsável na empresa.

 

Time conscientizado não apenas economiza energia elétrica mas também auxiliar na identificação de problemas maiores. Foto ilustrativa.
Times conscientizados não apenas economizam na energia elétrica mas também auxiliam na identificação de problemas maiores. Foto ilustrativa.

 

 

Geração de Energia

 

O investimento em energias renováveis é uma ótima opção de reduzir/eliminar o custo da fatura de energia. Além de transmitir uma imagem positiva de sua empresa para o mercado.

Investimento em geração de energia pode trazer economia de até 95% na fatura.

A instalação de um sistema solar fotovoltaico é um forte candidato para a microgeração de energia de negócios e residências. Desde 2012 já é possível gerar energia elétrica em casa e trocar por créditos de energia com a concessionária, podendo utilizar a energia gerada quando precisar, seja de noite ou em dias de chuva.

O investimento inicial é alto, mas o retorno é garantido. As vantagens são logo percebidas, podendo chegar até 95% do valor da fatura. Como adicional a empresa que gera sua própria energia é menos suscetível a ter gastos adicionais com bandeira amarela e vermelha em época de menor disponibilidade energética, como períodos de secas onde as hidroelétricas estão trabalhando com capacidade reduzida.

Caso esteja interessado em investir em geração de energia a médio-longo prazo, a SolarPro Engenharia é especializada em projetos de sistemas fotovoltaicos. Tire suas dúvidas conosco.

Banner economia para emrepsas

COMENTAR

1 Comentário(s)

João césar

Postado Sáb, 08 de Fevereiro de 2020, 18:00:24

Orçamento para uma casa . 700 kWh.