Aterro da Caximba será transformado em pirâmide de energia solar e de biomassa
Sustentabilidade: Seg, 09 de Março de 2020, 12:00:00
Montanha de lixo vai se transformar em pirâmide de produção de energia solar e biomassa.
A montanha de lixo compactado do antigo aterro da Caximba, em Curitiba, desativado desde 2010, vai se transformar numa pirâmide de produção de energia a partir de painéis solares e do aproveitamento da biomassa de resíduos vegetais das podas de árvores e limpeza de jardins. A obra será custeada numa parceria da Copel, que arcará com 49% do investimento de R$ 31,5 milhões, com a Prefeitura de Curitiba, que responderá pelos outros 51%.
O termo de cooperação técnica da obra foi assinado nesta semana (04/03) pelo prefeito Rafael Greca e pelo diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. Os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e jurídica do empreendimento estão sendo elaborados e devem ficar prontos até o mês de maio. Quando entrar em funcionamento, a capacidade total instalada da usina deve ser de 3,5 MW gerados com energia solar e 1,5 MW com biomassa.
Dúvidas sobre energia solar fotovoltaica? Entre em contato conosco.O projeto tem apoio da rede C40, de cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas, e da GIZ, agência de cooperação do governo alemão.
A produção anual de energia corresponderá a 43% do que é consumido hoje pelos prédios públicos de Curitiba. Outros projetos com energia fotovoltaica renovável, apoiados pela rede C40, estão sendo implantados na Rodoferroviária de Curitiba e nos terminais de ônibus do Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.
Por Gazeta do Povo, todos os direitos reservados, publicada em 06/03/2020.
Leia Também:
- Startup armazena energia eólica e solar usando a gravidade
- 5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar
- Instalar energia solar está mais barato para os brasileiros em 2020
- Os desafios tributários do setor solar fotovoltaico
- Uso de energia solar para geração de eletricidade proporciona economia de R$ 1,6 milhão ao TSE
- Energia Solar e o futuro da tecnologia na geração elétrica mundial
- Novo sistema solar híbrido une geração de eletricidade e purificação da água.
Foto: Projeto / Divulgação PMC
COMENTAR
0 Comentário(s)