Início Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

kWp: potência pico. Expressa a potência de um determinado equipamento em condições ideais.

kWh: expressa a potência gerada ou consumida durante uma hora. Ex.: se o meu gerador produzir 3kW de potência média durante uma hora, ele terá produzido 3kWh
A micro-usinas são aquelas com potência de até 75kW, e as mini-usinas, maiores que 75kW até 5MW.
É necessário que seja elaborado um projeto elétrico seguindo as normas estabelecidas pela concessionária e assinado por engenheiro eletricista, acompanhado das ARTs, e instalado por uma empresa com registro no CREA. Os equipamentos principais da instalação (módulos fotovoltaicos e inversores) precisam do selo do INMETRO ou certificação internacional. Após a aprovação do projeto é feita uma vistoria e a substituição do medidor unidirecional por outro bidirecional, capaz de computar a energia que sai e a que entra na unidade consumidora. A partir daí sua micro usina estará participando do sistema de compensação de energia.
Nesse caso o seu consumo é complementado pela energia fornecida pela rede elétrica.
Nessa hipótese você terá duas opções:
  1. Acumular créditos para consumo nos próximos 60 meses;
  2. Destinar o excedente para outra unidade consumidora que esteja sob o mesmo CPF ou CNPJ da unidade principal. Desse modo você pode produzir na sua empresa, e o que não for consumido nela, destinar para a sua casa, desde que a conta de luz da casa esteja no CNPJ da empresa. Ou o que for produzido na sua primeira casa, ser destinado para outra. Obs.: isso é válido apenas dentro da área contígua de concessão da distribuidora de energia.
Esta é a chamada tarifa de disponibilidade, que é cobrada sempre que o imóvel estiver conectado à rede elétrica, mesmo que não haja consumo. Ela corresponde a 30kWh / mês para conexões monofásicas, 50kWh para bifásicas e 100kWh para trifásicas. Ao calcular a potência necessária para a sua micro-usina fotovoltaica, caso você possua uma conexão trifásica e consuma, por exemplo, uma média de 400kWh / mês, nós dimensionaremos o seu sistema para produzir apenas 300kWh, sendo que os demais 100kWh continuarão a ser fornecidos pela rede elétrica.
Loja
Fale